segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bullying


Hoje em dia este assunto está em pauta em diversos meios de comunicação. Formou-se uma espécie de mobilização contra ato tão grotesco.
Então, eu como um blogueiro, tendo em vista que há pessoas que visitam com frequência, também achei interessante fazer a minha parte.
Mas afinal, o que é este Bullying? Como se forma? Onde acontece isso?
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
Não é minha intenção aqui copiar um texto de outro site para explicar e alertar, mas sim dar minha visão e crítica sobre este assunto.
Eu, ainda bem, nunca sofri Bullying. Bom, na verdade, já. Mas quando aconteceu, eu já tinha personalidade muito bem formada e um psicológico forte, então nunca me afetou. Mas nem todo mundo tem esta sorte. Esse tipo de coisa é, infelizmente, comum. Porém não podemos também dar uma "culpa integral" para os agressores. Muitas vezes eles não sabem o tamanho do mal que estão causando para as vítimas.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio. É realmente um assunto sério!
Venho encarecidamente pedir a todos que leem o blog, que fiquem atentos aos seus filhos, amigos ou conhecidos que podem estar envolvidos nisso. As vítimas raramente contam o que estão sofrendo e é importante ficar de olho.
Peço que conversem um pouco com seus filhos para explicar sobre o assunto. Bullying também é uma forma de preconceito, discriminação. A criança passa não aceitar algum defeito físico no outro, tendência sexual, diferença religiosa, sobrenome engraçado, etc.
Se você orienta seu filho sobre o que fazer, ele passa a ser uma pessoa que irá respeitar as diversidades do ambiente em que vive. Isso é um alívio para a sociedade. Muitos dos problemas hoje tem a ver com preconceito, então não custa nada tentar diminuir isso.
Tenho um irmão que sofreu isso e eu sei como ele se sentiu, pois conversávamos muito. É de chorar.
Passe a mensagem adiante. Vamos começar a mudar as pessoas, na infância, quando ainda há tempo para formar o adulto que ele será.
Mas o que realmente eu peço, é que se você pensa que vai ajudar... Mas só pensa, não fique só nisso. Realmente aja! Muitas crianças se tornam péssimos adultos por causa de acontecimentos na juventude. Ajude a mudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário