domingo, 18 de julho de 2010

Entendendo os gatos


Primeiramente peço desculpas pelo sumiço. Um problema familiar acabou com meu ânimo e abandonei o blog. Agora com as coisas voltando ao normal e com a internet OK, posso atualizar o blog com bastanta frequência e também pesquisar assuntos.
Há algo que eu li e achei bastante interessante. É sobre gatos. Talvez quem tenha gatos e leia isso, passe a entendê-los melhor, fazendo com que seu animal fique cada vez mais próximo de você. E para quem não tem, eis a chance de entender certas manias e comportamentos deste que é um dos animais de estimação mais interessante que existe ( senão o mais).

1 - Por que os gatos roçam em tudo?

Ao fazer isso, o gato está escolhendo aquilo intencionalmente como "seu". É um anúncio, e é bom que você não esqueça. Este roçar faz com que seu odor individual, através de glândulas na testa, em volta da boca, sob o queixo, perto das orelhas e até entre os dedos fique naquele local. Porém uma única "roçada" não é o suficiente. Gatos precisam renovar este cheiro para deixar claro seus direitos para um próximo gato que apareça.
Quando o gato cutuca você delicadamente, não apenas declara que te considera uma propriedade dele, mas também demonstra afeto. Também deixa o cheiro dele, que se mescla com o seu, produzindo um odor único. E criar este novo odor é algo que o gato adora.

2 - Por que gatos gostam de espaços pequenos?

Gatos adoram prateleiras, gavetas, cestos, caixas e outros esconderijos porque sentem-se aconchegados e protegidos. Coisas como paredes de uma caixa, tampa ou pilha de travesseiros se transformam numa fortaleza em miniatura para eles quando querem passar despercebidos ou apenas dormir um pouco sem serem incomodados.
Gatos acuados ou chateados podem ser encontrados embaixo de camas ou sofás. Quanto mais difícil de alcançá-los, melhor.

3 - Por que gatos mexem os bigodes?

Os bigodes são ótimos indicadores de sua disposição. Quando os bigodes se amontoam bem na frente da cara do felino, é sinal de estar intimidado ou na defensiva. Já quando estão espalhados, bem abertos, o gato está tenso por algum motivo. Essa maneira não indica que o gato vai atacar, no entando é aquela com a qual ele fica logo antes de um movimento agressivo. Alguns gatos também projetam os bigodes como pedido de afago e atenção.
A posição comum dos bigodes é relaxada, com pêlos dispostos para os lados.

4 - Por que gatos mordiscam a mão quando acariciados?

Eles costumam fazer isso para mostrar os seus limites. Mesmo que gatos adorem toda nossa atenção e afeto, eles querem que isso seja feito do jeito deles.
O gato possui parâmetros bem definidos, ainda que variáveis, quando à frequência e à duração de uma sessão de carícias. Algumas vezes só uns afagos ja satisfazem, outras, um tempo prolongado de demonstração de carinho. Para isso o gato facilita nossa vida, mordiscando a mão para indicar quando ja recebeu o suficiente ou o oposto, indicando que você não deve parar ainda.

5 - Por que os gatos "massageiam" com as patas?

Gatos costumam fazer isso quando estão no colo de alguém que gostam ou em superfícies macias da casa. Este ato serve para depositar o odor pessoal do felino em volta do seu territórios, mas o que realmente leva a esta atividade é o puro prazer.
Esta massagem é algo que sobrviveu como ato afetivo à infância dos gatos, quando estimulavam a saída de leite da mãe, fazendo este movimento. Para eles, estes momentos são uma felicidade total e o gato adulto continua se sentindo à vontade quando imita.

6 - Por que gatos fazem sons engraçados?

Este é o som mais esquisito que um gato produz. Trata-se de um som curioso que o gato emite quando vê uma presa e não pode alcançar por causa de algum obstáculo. O gato abre um pouco a boca, puxa os lábios para trás e então abre e fecha as mandíbulas rapidamente. O barulho é uma mistura do som de um beijo com dentes batendo. O felino não está tentando se comunicar, só se sente frustrado por não agarrar a presa.

7 - Por que gatos gostam de dormir em cima da gente?

Somos companhias adoráveis para os gatos, e na cama surge a oportunidade de se criarem laços estreitos entre nós. AO observar um grupo de gatos dormindo, dá pra ver que eles não se importam de ficar amontoados. Então, por que nós nos importaríamos?
Trata-se de um costume felino de dormir agrupado, e gatos não têm a menor idéia de que os humanos possam achar isso esquisito.
Nosso corpo grande, aquecido e com odores únicos oferece segurança e conforto para o gato.

8 - Por que gatos torturam a vítima?

Embora pareça bastante cruel o método do gato de matar suas vítimas, ele não faz idéia de que está torturando o saboroso petisco que se mexe. E certamente não tem capacidade de entender a explicação que você dá nem compreender caso você brigue com ele.

9 - Por que gatos nos trazem a presa que acabaram de pegar?

Às vezes parece que o gato quer lhe ensinar a caçar. O gato se considera o maior caçador do mundo, e na opinião dele, você é o pior. Ao lhe entregar a presa, está dizendo: " Olhe o que acabei de pegar! Não gostaria de aprender também?"
Sua resposta deveria ser "Obrigado, que bom caçador você é" e "Sim, gostaria de aprender, mas agora não é uma boa hora".
Elogie o gato pelo seu esforço, espere que o animal se afaste e jogue fora o "presente", fechando-o num saco pra não exalar cheiro.

10 - Por que gatos parecem que estão se matando quando acasalam?

É difícil acreditar que gatos consigam acasalar, se considerarmos a dor e a angústica que parecem caracterizar o encontro sexual. O termo mais apropriado é "parece", pois não se tem certeza do motivo que leva a gata a emitir aqueles gritos pavorosos e terríveis durante uma cópula que não leva mais de 10 segundos.
Antes imaginava-se que a fêmea sentir uma dor horrível, não quando o macho penetrava, mas na hora de sair, momento em que as "espinhas" do pênis arranhariam a vagina da gata. No entando, essa teoria perdeu força, pois cientistas fizeram a experiência de inserir uma haste de vidro liso e a fêmea gritou do mesmo jeito. Seria esse lamento agudo um grito de prazer?
Ainda não se tem certeza sobre nada.

11 - Por que gatos se sentam sobre o que estamos lendo?

Existem algumas teorias. Uma afmira que o gato insiste em estar no centro das coisas, coberto de atenção desde cedo, motivo pelo qual fica mal acostumado.
Também pode ser verdade que o gato não se sente tão confiante como parece, e seu desejo de atenção todas as noites é uma busca desesperada de afirmação, que demosntre que ele é tão adorado quanto na noite anterior.
A terceira explicação é que o gato perceba que você está muito ocupado e resolva presenteá-lo com uma interrupção.







Fonte: Por que os gatos são assim - Karen Anderson. Ed. Publifolha.

Um comentário: