sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Futebol & ídolos


Hoje o post será um pouco diferente. Desta vez, não é nenhuma postagem feita com pesquisas em sites ou revistas, mas sim uma reflexão que tive esses dias. Esta reflexão era sobre futebol, salários, torcida e fãs.
Para começar, assumo que sou torcedor do inter de porto alegre. O motivo? Criação. Será que sou revoltado por achar que torço para um time por "fermentação" dos pais? De maneira nenhuma, até porque, sou a prova viva de que acabamos seguindo coisas dos nossos pais sem eles ficarem insistindo e plantando coisas na nossa cabeça. Sempre foram tranquilos e bem liberais.
Então me perguntei depois: Por que eu torço para um time de futebol? Qual a lógica disso?
Na verdade, realmente não tive resposta para isso. Apenas torço.
E antes de me condenarem e cantarem vitória, fiz uma comparação com outro tipo de relação fã/ídolo. A música. Quem aqui não ADORA alguma banda? Algum cantor ou cantora?
Vamos às perguntas de praxe para efeito de comparação, LEMBRANDO QUE, estou comparando esta relação e NÃO quem tem o trabalho mais "útil" ou "nobre" entre alguém da música e um jogador, ok?? Vamos lá.
Você torce pelo time, tem fotos, pesquisa coisa de jogadores.
Você adora a banda, tem fotos, pesquisa a vida dos integrantes.
Você paga para assistir eles jogando.
Você paga para assitir eles tocando.
Você venera algum jogador muito bom de bola, mas ele nem sabe que você existe.
Você venera algum cantor, mas ele nem sabe que você existe.

Não vou alongar isso né? Já deu pra notar algumas semelhanças.
Isso foi para mostrar que sempre temos ídolos, alguém que admiramos algo. Tem cantor que não faz p**** nenhuma. Tem jogador que tem muitos projetos sociais e fazem o bem pelo mundo ( e vice-versa).
A conclusão que tive nesta parte da reflexão, é que não tem que um ou outro é idiota por ser fã de alguém. É algo nosso, é humano. Claro, cada um que pense direito se vale à pena adorar fulano ou beltrano, aí são outros 500 e livre arbítrio.

Ainda sobre futebol, lembrei dos grandes salários.
Então fiz o que sempre propus aqui no blog: Ir mais a fundo! Ir além do que está na cara.
Por que os salários são altos? Porque a economia permite isso! Grandes times são como empresas, que lucram com fãs(clientes), mídia e afins, e então cada vez mais conseguem pagar um preço ainda maior para ter o jogador "A" ou "B".
E os grandes salários da música??
Calma!!!! Novamente só me refiro a este tipo de comparação agora. Reforço: Não estou equiparando "nobreza" do trabalho, entre a música e o esporte, ok? Vamos em frente.
Então grande parte do dinheiro dos clubes vem por causa dos fãs. Fãs que assistem os times, que compram camisas e agem direta ou indiretamente nas finanças do tal clube.
Mas, será que devemos começar a cortar a cabeça de jogadores e administradores?
E se fosse o volei? Baseball? Rugby? Basquete? Tudo é esporte, apenas o que aconteceu é de o futebol ter se tornado mais popular. Se bem que, a liga de rugby é baseball é MILIONÁRIA! A propaganda durante os jogos custa horrores.
Vamos ter preconceito sobre "pessoas que correm atrás de uma bola"? Ei, pera aí. Os astecas tinham também seus esportes. Claro que cultuavam Deuses e afins, mas também tinham. Os gregos então, nem se fala. Iam além. Deram origem aos jogos olímpicos e muitas modalidades.
Esporte é algo que faz parte do mundo e das pessoas. É propor um desafio, um objetivo e atrair pessoas interessadas em vencer aquilo, em se destacar.

O que eu realmente não concordo, é um país como a África do Sul pedir bilhões emprestado para fazer estádios, que não vão mais dar lucro nenhum, em vez de gastar esse dinheiro todo com saúde, educação, moradia, etc. A copa, que beleza! Coisa linda! Primeira copa da África!!
Aham... Já pensaram o que vai acontecer quando a África do Sul tiver que pagar o empréstimo?
Aqui no Brasil, mesma coisa. E lá se vai dinheiro para estádio e o escambau. Aliás, muita coisa superfaturada, feitas com atraso e tudo mais que brasileiro é bom de fazer.

Então o que eu queria passar era isso. Respeito por aquilo que cada um faz. O esporte, seja ele qual tipo for, ja tirou gente das ruas e deu uma vida completamente nova. É fácil falar "vai arrumar emprego". Mas muita gente achou no futebol ou em outra coisa qualquer, o caminho para subir na vida, e mais importante ainda, de forma honesta(Ok. Nem todos, mas a maioria).

É justo alguém que quase não estudou ganhar milhões, e um formado se ferrar na vida? Não. Não é justo. Mas nosso sistema é capitalista, e não socialista. E consideraram a culpa do governo também?
Não vamos entrar nesse outro assunto né? Não quero agora falar de dinheiro, moral, capitalismo, reforma social, rumos do planeta, ser humano... Ufa!! Eu preciso de dois cérebros.rsrs

Um grande abraços pra vocês e mais uma vez, um enorme e sincero agradecimento pelo crescimento e divulgação do blog.

3 comentários:

  1. Eae, Tigre! Well... uma coisa que estava pensando estes dias ligado a isso também era a questão do dinheiro. "Vamos construir mais um campo de futebol!" enquanto o governo diz precisar de mais dinheiro para construir escolas ou aumentar o salário mínimo (este mínimo faz juz ao salário, rs). E nossa sociedade tem esportes desde épocas atrás que foi uma espécie de "personalização" de lutas. Afinal, tem contato, ajuda nos reflexos, etc. E não é só nossa espécie que tem "esportes" não, já viu briga de gorila? rsrs. Bem, é isso. Seeya! A propósito, dá uma olhada na música Habitat Irracional do M19, bem legal a letra!

    ResponderExcluir
  2. @Lince

    Tb acho que existem diferentes "méritos" para cada esporte.
    Exemplo, o bom e velho parkour.
    É obviamente mais útil do que um basquete ou outro esporte similar. É fato mesmo, por isso nem preferi debater sobre este termo.
    Vou dar uma olhada na letra.^^
    cya

    ResponderExcluir