sábado, 11 de dezembro de 2010

O Príncipe do Egito


Alguém já viu o famoso desenho do Príncipe do Egito? Criado pela DreamWorks e muito bem feito.
Inclusive, a cena do mar aberto foi uma das mais difíceis de serem desenhadas e ficou perfeita. Porém hoje vi este longa com outros olhos.
O desenho retrata uma história muito... Vejamos... Terrível!
Isso mesmo. Uma história terrível, sangrenta e com detalhes de impiedade e situações que fogem à lógica.
No primeiro momento, o que pensamos? Uma história linda, de um humano que foi escolhido por Deus para salvar o povo d'Ele da escravidão. Com a negação do faraó em libertá-los, Deus então, auxiliando Moisés, consegue fazer com que os Hebreus sejam salvos, cruzando o mar vermelho e todos viveram felizes para sempre.
Mas, alguém enxerga que:
Este Deus, enche o Egito de pragas, atingindo a todos... Humanos e animais. Faraó, soldados e cidadãos, homens e mulheres, adultos e crianças?
Que existem nas imagens, cenas de feitiçaria?
Que se todos os humanos foram criados por Deus... Ele mesmo matou seu povo?
E muito mais!
Eu simplesmente fiquei com outra expressão quando vi este filme de um jeito diferente.
Fiquei me perguntando: Que Deus é este que mata seus próprios filhos? Mesmo que tenha errado, escravizado... Pela benevolência e clemência que um ser perfeito e divino deve ter, será que não havia outro método senão a morte?
Sinceramente, conheço humanos que perdoam mais fácil.
Pais que perdoam erros de seus filhos sem a morte.
"Ah, mas eles adoravam falsos Deuses".
Então se um filho não se der bem com o pai e o renegar, será que o pai tem direito de matá-lo?
Não vejo admiração num Deus que faz assim.
E também ODEIO quando a justificativa é: Ninguém entende os métodos de Deus! ¬¬
Por essas e outras que me orgulho de ser pagão( não vou dizer qual crença pagã). Até onde sei, não vejo nenhuma história de Deus pagão matando humanos, sacrificando e afins. É algo que eu admiro mais.
Nesta crença que sigo, respeitamos muito animais e qualquer tipo de vida. Seja ele animal ou vegetal.
Sacrifício de animais?? Barbaridade isso!
No caso de Moisés, por que os animais tiveram que morrer? Não são vidas também?
Ou devem ser considerados menos importantes e inferiores?
Isso é racismo. Ou melhor colocado: Especismo.
Não sou Ateu, mas eu acredito em divindade muito melhor do que esta que está sendo retratada.
Embora não concorde, eu respeito qualquer crença. Existem ótimas pessoas pagãs, atéias, evangélicas, espíritas, muçulmanas... Enfim.
Só quis com isso, dar meu ponto de vista(e que outras pessoas também concordaram) sobre esta história.
Este é o intuito do blog e o que acho que todos devem fazer. Observar uma situação por vários ângulos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário