segunda-feira, 5 de abril de 2010

Artes Marciais

Como explicar o que é arte marcial? É um pouco difícil. Vai além da força física, da habilidade de acertar alguém ou esquivar-se. Existe uma história por trás de cada arte, uma filosofia, disciplina, etc.
Hoje temos a sorte de ter uma enorme variedade de artes marciais na nossa cidade ou próximas para que possamos escolher qual faz nosso estilo. A melhor maneira de saber qual a melhor arte marcial para cada um é treinando.
Importante dizer que não existe a melhor arte marcial! Se alguém te disser que a "x" é melhor que a "y"... não acredite. Existe o melhor aluno, isso sim. Um exemplo prático.
Bruce lee foi um grande praticante de Kung fu e talvez conseguisse vencer(acredito até que com dificuldade) o ator que faz Ong Bak, que luta Muay thai. Porém, este ator talvez vença Jack Chan, que faz kung fu. Claro que é apenas uma hipótese. É diferente você ver filmes e ver como realmente aquela pessoa se comportaria numa luta de verdade.
Lutar vai além da técnica. O psicológico influi bastante.
Se você tem curiosidade de treinar algo mas ainda não sabe o que fazer, passarei um resumo(bem curto por sinal) sobre algumas artes marciais, baseado nos meus próprios conhecimentos. Ou seja, nada foi copiado. O que lerá aqui é de acordo com o que alguém(eu) conhece.

Karate: Arte vinda do japão. Bastante técnica. Utiliza braços e pernas proporcionalmente, sem priorizar nenhum membro. Em tese, não utiliza armas, mas algumas escolas ensinam a usar algumas, como o bastão. Nas lutas, a prioridade é a velocidade, pois quem acerta primeiro marca o ponto. Os movimentos das técnicas não é algo que você utilize do mesmo modo em uma luta de verdade, mas dá pra ter uma ótima noção.

Tae Kwon Do: Arte da Coréia. Extremamente rápida e diria que quase 100% é utilização de pernas, mas tem técnicas utilizando braços. As técnicas não são das mais bonitas, como bases, por exemplo, mas as lutas são muito rápidas e dinâmicas. Velocidade também é vital. Os chutes de um bom atleta superam a velocidade dos socos de outros alunos. O Tae Kwon Do te dará leveza, rapidez, saltos incríveis e uma enorme elasticidade.

Muay Thai: Arte de Tailandia. Algumas pessoas, escritores, etc. Acreditam que o Muay Thai teve uma certa origem do Kung fu, mas não desmerece a eficácia da arte. O Muay Thai dá uma incrível resistência física. Joelhos, cotovelos e canelas é como uma arma para esses praticantes. É uma das lutas mais eficazes para o caso de um confronto real. Os treinos costumam ser bem cansativos para dar uma grande condição física e preparação muscular. Para vencer um bom atleta de muay thai, você precisa ser também outro bom atleta e procurar golpes onde o corpo não consegue proteger a si mesmo. Como olhos, garganta, externo, joelhos, têmporas, etc.

Ninjutsu: Uma das artes marciais mais instigantes. É a mesma arte dos ninjas. Então você aprende a lutar de pé, a lutar no chão e a utilizar uma infinidade de armas. Os ninjas sempre utilizaram uma enorme variedade de armas. Tudo na mão deles pode virar arma. Seus movimentos de luta costumam ser agressivos e mirando pontos vitais. Por esse motivo as disputas não são encorajadas nessa arte marcial. Também há todo um ensinamento sobre meditação, e para escolas mais famosas,importantes... eles ensinam mais do que a técnica... Ensinam coisas que realmente um ninja devia saber. Camuflagem, análise de ambiente, andar silenciosamente, equilibrio, etc.

Kung fu: Arte chinesa. É uma das artes mais bonitas para se ver. Por ser chinesa, seus movimentos são mais coreografados do que as artes japonesas. Utiliza também uma enorme gama de armas, das mais conhecidas às mais estranhas. Existem muitos estilos de kung fu. Ensina-se muita coisa diferente da técnica em si. A filosofia, meditação, energias... bastante interessante. Também irá ter uma grande elasticidade, leveza para saltos e a velocidade, que é a "marca" do kung fu. Algumas bases são difíceis de fazer. Nas lutas, por haver uma infinidade de estilos de kung fu, padronizaram. Ficou uma luta que lembra um boxe com partes de grego-romana( para derrubar o outro atleta). Nem de longe se parece com o kung fu. Mas as lutas são, salvo alguns movimentos proibidos, livres. Lute na base que quiser. Busque a queda ou pontuar com socos e chutes. Isso é interessante.

Existem mais e mais artes marciais. Judô, Jiu-Jitsu, Aikidô, Krav Magá, etc.
Citei as que eu conheço. Umas mais, outras menos. Ache a que você se adapta e principalmente, seja humilde. Você sempre achará alguém melhor que você.
Abaixo, um vídeo de Kung fu muito interessante.


Um comentário:

  1. Fiz duas semanas de judo, e gostei, pena que eu tva destruida depois das duas semanas e não quiz continuar rsrsrsrs
    mais é bem legal judo

    ResponderExcluir